Na defesa do Servidor Público
Redes Sociais:

Entenda mais sobre a Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)

Quais os objetivos da CNSP?
Fundada no início dos anos 90, exatamente em 17 de setembro de 1993, na Sede da Aspp (Associação dos Servidores Públicos do Paraná), a CNSP objetiva a união da força associativa de entidades do funcionalismo público. É entidade em terceiro grau hierárquico, representando os Três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário; bem como as três esferas: Federal, Estadual e Municipal.

Quem participa da CNSP?
Integram os quadros diretivos da Confederação, os membros das entidades filiadas de todo país (entre federações e associações). A CNSP possui cargos 16 cargos da Diretoria, 11 vice-presidentes regionais, dois membros do Conselho Fiscal e três suplentes. As entidades indicam delegados representantes conforme o número de associados.

Qualquer entidade de classe participa da CNSP?
Somente as Federações Estaduais e Associações de classe do funcionalismo público. Sendo facultativa a participação.

Quais os órgãos da CNSP?
Assembleia Geral, Conselho de Representantes, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal; que seguem normas estatutárias aprovadas em 2005.

O servidor público pode participar diretamente das atividades da CNSP?
Somente participam das atividades da CNSP os delegados credenciados pelas entidades filiadas. Se um servidor público quiser se comunicar com a CNSP pode fazer por carta ou e-mail. A CNSP tem endereço à Rua Dr. Bettencourt Rodrigues, 88, 6º andar, Sé, São Paulo - E-mail:contato@cnsp.org.br . Não há atendimento pessoal ou por telefone.

A CNSP oferece benefícios ou serviços diretos aos servidores públicos?
A Confederação pode protocolar ações jurídicas que atendam os interesses da categoria, como questões ligadas aos precatórios alimentares, previdência social ou reforma da administração pública, entre outras. Os serviços não são diretos e sim coletivos em prol da categoria e, junto às autoridades dos Três Poderes: União, Estados e Municípios.

Quais os princípios da CNSP?
Entre os princípios, conforme o Estatuto Social, destacam-se: defesa da consolidação e da manutenção do Estado democrático de direito; liberdade de pensar e de falar; direito à segurança pessoal e à ampla defesa; defesa da livre organização associativa dos servidores públicos, autônoma e independente em relação ao Estado, aos partidos políticos e às correntes ideológicas; defesa das organizações do sistema confederativo e dos servidores públicos contra todo ato de discriminação e anti-associativo; defesa da moralização, da reforma e modernização da administração pública, em todos os níveis, visando livrá-la das práticas clientelistas e assegurar maior eficiência à administração direta, indireta e fundacional; defesa da valorização do servidor público, em âmbito profissional e salarial, lutando pela implantação de uma política de recursos humanos moderna e justa, competitiva com o mercado de trabalho, que possibilite o aperfeiçoamento constante do servidor e sua ascensão dentro de planos de cargos, carreiras e salários; defesa das negociações coletivas e setoriais, visando a revisão e recuperação remuneratória, a instituição da data-base e representar as Federações e Associações de servidores públicos em âmbito regional e nacional, promovendo suas reivindicações e defendendo seus direitos e suas garantias constitucionais.

Como apoiar as atividades da CNSP?
A Confederação mantém um Portal na Internet: www.cnsp.org.br que aborda todas as atividades da instituição. As entidades filiadas, por meio dos delegados legalmente constituídos, podem apresentar propostas de trabalho e publicar artigos e notícias neste Portal. O material de divulgação deve ser encaminhado para cnsp@cnsp.org.br

Quais os assuntos que podem ser encaminhados ao Portal?
O Portal da CNSP recebe artigos assinados dos representantes associativos; agenda de atividades; Canal das Filiadas, com notícias de interesse dos servidores públicos ou sobre emendas constitucionais, leis, leis complementares, decretos ou portarias que modifiquem a administração pública, no âmbito das três esferas: Federal, Estadual e Municipal.

Além do Portal, a CNSP tem outros meios de comunicação com as entidades filiadas?
Sim. A CNSP mantém perfis de comunicação nas redes sociais Facebook, Twitter, You Tube, Flirck e Google+. Os perfis nas redes sociais têm por objetivo sensibilizar a sociedade nos temas de interesse dos servidores públicos, bem como tornar mais visível a atuação da Confederação.